quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O sábio e o sabido!



Você sabe a diferença?

Era uma vez um mendigo que aparentava não bater bem da bola. Todos os dias ele entrava em um bar, pedindo um trocado. Os frequentadores, muito sabidos, adoravam tirar brincadeira com o miserável. Colocavam a sua disposição duas moedas. Uma maior, porém com menor valor, e uma pequena, que valia mais. O mendigo, sem titubear, pegava a maior e saía feliz da vida...
Depois de um tempo, após ver tal cena todos os dias, um rapaz incomodado chamou o mendigo à boca pequena e explicou o que lhe aprontavam aqueles engraçadinhos. O rapaz de poucos dentes na boca, olhou sorrindo para aquela boa alma, e disse: Se eu pegar a grande um dia, acaba a brincadeira, e não vou mais ganhar moedinhas!

Cuidado para não ser pego de supresa pela sua própria vaidade! O sabido é presunçoso o suficiente para se deixar cair em armadilhas preparadas por ele mesmo!
O sábio tem a humiladade de reconhecer que não sabe de tudo. Muitas vezes acha até que não sabe de nada! Quando se vê diante de um novo ensinamento, agradece. Enquanto o sabido se irrita, e afirma que já sabia!
E cuidado com o sabido! Ele bajula e engana, porque no fundo acha que todos são tolos! Não seja tolo!

- O sábio escreve um livro, o sabido imprime e vende

- O sábio cria um novo remédio, o sabido põe em vidros e cobra por ele o preço de uma porção miraculosa

- O sábio esmera-se por uma boa matéria, o sabido possui o jornal